LIVROS

Banqueiros: Organização e Poder Político no Brasil

torcidas

Autor: Ary César Minella
ISBN: 85-85114-56-8
Editora: ANPOCS, Espaço e Tempo
Edição: 1988
Número de páginas:

Sinopse: A importância dos bancos e dos ban­queiros na vida brasileira é evidente. Os bancos cresceram, transformaram-se em grandes conglomerados, dominam espa­ços urbanos privilegiados com suas lu­xuosas agências e, cada vez mais, estrei­tam vínculos com o sistema financeiro in­ternacional. Frequentemente se envol­vem em escândalos financeiros, seus ba­lanços apresentam lucros fabulosos e a crise econômica que massacra todo o po­vo brasileiro parece não existir para esta pequena parcela da nossa população.

Além da influência econômica, os banqueiros podem muito mais: estão pre­sentes na luta política, através do controle e da influência nas instâncias estatais de decisão; na participação direta e indireta na vida política-partidária e no controle sobre importantes meios de comunica­ção de massa. Em alguns momentos te­mos a impressão que no Brasil temos duas classes de pessoas: os banqueiros e os outros.

Exageros a parte é inegável, no en­tanto, a relevância dos serviços prestados à população pelo sistema bancário e a sua inserção, cada vez maior, no dia-a-dia do cidadão brasileiro.

O que existe de real e de fantasioso em relação ao poder dos banqueiros? Co­mo eles se organizam para fazer prevale­cer seus interesses econômicos e políti­cos? O que pensam e planejam? Como se relacionam com os demais empresá­rios e com os bancários? O que ocorreu com o sistema bancário nas últimas décadas?

Estas são algumas das perguntas que Ary César Minella procura responder nes­te texto que a ANPOCS premiou como o melhor trabalho apresentado em 1987 na área de Ciências Sociais no Brasil e que, em co-edíçâo com a Espaço e Tem­po, oferece ao público leitor brasileiro.